PRÁTICOS
O Prático
De acordo com as normas vigentes, o prático
é o profissional Aquaviário não-tripulante que presta
Serviço de Praticagem embarcado.
A palavra Prático (PILOT) vem do holandês seguindo a composição: PIELON – para sondar; LOGO – piloto; e LOOT – direção da profundidade. Ele é o profissional responsável pela segurança da navegação e também ajuda a preservar a natureza ao evitar acidentes com embarcações que transportam substâncias perigosas e/ou tóxicas.
De acordo com as normas vigentes, o prático é o profissional Aquaviário não-tripulante que presta Serviço de Praticagem embarcado.
Esse Serviço de Praticagem consiste no conjunto de atividades profissionais de assessoria ao Comandante, requeridos por força de peculiaridades locais, que dificultem a livre e segura movimentação da embarcação e é constituído do prático, da lancha de prático e da atalaia (estação de praticagem).
Como o próprio nome já diz, a profissão exige prática constante, por isso, a atividade é exercida por quadros limitados, em números fixados pela autoridade marítima para cada Zona de Praticagem (ZP), sem interferência da praticagem local. Este número é fixado de modo que a freqüência de navios no porto permita, a cada prático, a execução de um número mínimo de manobras, fixados pela autoridade marítima.
Os práticos exercem a profissão, aplicando suas qualificações técnicas e experiências, investindo pesado em infra-estrutura, procurando viabilizar e agilizar as trocas comercias da região, à qual se integra, colaborando, assim, não só para o crescimento econômico desta, mas também para o social.