Pular para conteúdo

Terminal Portuário de Outeiro



O terminal portuário de Outeiro, também chamado de Porto da Sotave, fica na ilha de Caratateua (Outeiro), na margem direita da baía do Guajará, a 20 Km, por água, do Porto de Belém. O terminal começou a ser construído, no início da década de 80, pela empresa de adubos químicos SOTAVE – AMAZÔNIA QUÍMICA E MINERAL S/A a fim de funcionar como porto de importação e exportação de granéis sólidos para atender à movimentação de fertilizantes a serem produzidos em instalações da própria empresa em extensa área, mas isso não aconteceu.

Antes de ser concluído, teve as obras paralisadas por quase 20 anos, as quais foram retomadas somente em 2002, pela Companhia Docas do Pará, atual gestora do terminal, o qual apresenta ótimas condições de abrigo e capacidade.


Em julho de 2004, o terminal foi inaugurado e alfandegado. Até 2006, ele já havia movimentado cerca de 250 mil toneladas de madeira, além de óleo diesel e papel. Porém, em outubro deste mesmo ano, ele foi desalfandegado e permanece assim até hoje. O terminal portuário de Outeiro tem 255 metros de cais para atracação e profundidade para movimento de navios com calado de até 10 m.


Fontes:

www.aduanabrasilmagazine.com.br/edicoes/13/3.php
www.cdp.com.br/porto_sotave.aspx#editar5
www.bahianegocios.com.br/agosto2004/politica.asp
Livro: TIJOCA-O porto da discórdia, de Ramiro Nazaré
Administração do Terminal Portuário de Outeiro
PORTOS

A PRATICAGEM

Conheça os detalhes da profissão mais antiga.

CONFIRA