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Escala do prático da Praticagem da Barra

Futuro praticante, a escala dos práticos da Praticagem da Barra segue as normas registradas em nosso Regulamento Interno no. 0001/08. De acordo com o documento, todos os dias, às 17h, o setor de rádio-telefonia (plantão) da empresa envia a planilha de Escala de Rodízio de Serviço dos práticos para a Capitania dos Portos do Pará. Esta autoridade determina que o prático não fique a bordo de um navio, na execução de uma manobra, por mais de oito horas seguidas, sendo necessário escalar outro prático para dar prosseguimento à manobra.

Os nossos profissionais precisam completar dois pontos para concluir a rodada e, assim, subir uma posição na escala, determinando a sua realocação nela, em ordem crescente. O prático recebe um ponto a cada manobra simples (entendida quando ele se desloca no trecho Belém-Mosqueiro-Vila do Conde) e dois pontos a cada manobra de Espadarte (quando vai até Vista Alegre ou dela provém). Neste último caso, fica estabelecido que o prático terá um descanso de seis horas até sua próxima manobra. Porém, no caso de manobras simples (Vila do Conde, Mosqueiro, Val-de-Cans, Miramar), não há intervalo de descanso.

Já, por ocasião de seu aniversário, o prático não realiza manobras por 24 horas, sendo dispensado da escala de serviço às 12 horas do dia do seu natalício, retornando às 12 horas do dia seguinte, na última posição da rodada atualizada da escala. Além disso, a escala de férias, o stand by e a licença especial são estabelecidos através de sorteio em assembléia geral, realizada todo final de ano.

Além dos práticos da escala efetiva, há sempre um de stand by para qualquer eventualidade. Existe ainda o diretor de plantão da escala que fica responsável por tirar dúvidas sobre procedimentos e quaisquer outros problemas sobre escala, como também em situações em que a Capitania dos Portos esteja envolvida.

Com a chegada dos praticantes de prático, que, com certeza se dedicarão arduamente, para serem excelentes práticos, como os que já temos na Praticagem da Barra, nossa empresa poderá ter uma demanda ainda maior de navios, além de aumentar o tempo de descanso de nossos profissionais o que ajuda a prestarmos, cada vez mais, um serviço de referência.

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